A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) realizou, nos dias 10 e 11 deste mês, uma correição ordinária em Careiro Castanho, na Região Metropolitana de Manaus, com o objetivo de fiscalizar e orientar quanto aos serviços prestados, avaliando a regularidade dos atendimentos da Defensoria no Município e garantindo o cumprimento das normas e a eficiência nos procedimentos judiciais e administrativos.
A ação foi conduzida pelo Corregedor Geral, Clóvis Roberto Soares Muniz Barreto, e contou com a participação dos servidores Pierre Jansen Nogueira do Nascimento e Melquisedeque Costa da Silva Teixeira. A equipe foi recepcionada pelo defensor Danilo Justino Garcia, responsável pela unidade da DPE-AM na cidade.
O Corregedor Geral salientou que a correição tem por finalidade a fiscalização e o controle da atuação dos defensores públicos e servidores, a fim de assegurar que o serviço prestado à população esteja em conformidade com os padrões éticos, legais e administrativos exigidos pela instituição, visando a promoção de melhorias no atendimento à população.
Durante o procedimento de correição, o defensor, os servidores e assistidos tiveram a oportunidade de relatar os principais pontos que necessitam de melhoria. Além de promover uma análise criteriosa das atividades nas unidades, a correição visa também estreitar a relação entre a população e a Defensoria, garantindo acessibilidade e eficiência dos serviços oferecidos.
O Corregedor Geral, em reunião com o membro, servidores, estagiários e residentes, prestou esclarecimentos sobre os aspectos da Política de Controle e Disciplina, bem como o Código de Condutas, conforme Resoluções N° 12/2022 e 20/2022.
Além disso, reafirmando o compromisso com a promoção da justiça e a proteção dos direitos fundamentais da população, o Corregedor Geral visitou o 34° Distrito Integrado de Polícia, o Judiciário local e o Conselho Tutelar do Município.